sexta-feira, 4 de outubro de 2013

CULTURA JAPONESA - Etiqueta à Mesa

Itadakimasu e Gochisōsama deshita

     O Japão possui uma cultura única, assim como muitas de suas expressões usadas no dia a dia. Um bom exemplo são as expressões Itadakimasu (いただきます) e Gochisousama (ごちそうさま), que fazem parte da etiqueta gastronômica no Japão, ou seja, são duas regras básicas de boas maneiras que se tem à mesa.

Itadakimasu – いただきますé uma expressão usada antes das refei-ções. Muitos a traduzem como “Obrigado pela comida”, mas ao pé da letra “Itadaku” significa “receber humildemente“. Ou seja, é um agra-decimento por estar recebendo a comida. A expressão geralmente é dita individualmente, com a voz baixa ou mesmo em silêncio. É acompanhada por um gesto de mãos unidas como uma oração e um leve arco. É uma forma de agradecer a todos os seres vivos que se sacrificaram ou trabalharam para que você pudesse ter a refeição que está prestes a consumir.

     Já a expressão Gochisōsama deshita – ごちそうさまでした é dito após terminar a refeição. Usa-se o “deshita” em uma ocasião mais formal. Pode ser traduzido como “Obrigado por esta refeição!” ou “Isto foi um banquete”.

     Essas duas expressões japonesas são usadas em todas as refeições, ou seja, no café da manhã, almoço, lanche e jantar. E também não impor-ta se está em sua casa, na casa dos outros ou em um restaurante.

     Outra boa maneira adotada pelos japonses é não deixar sobras de comida no prato.
No Japão, é considerado um desperdício (mottainai) deixar sobras de comida no prato. Ou seja, faz parte da etiqueta comer até o último grão de arroz. Isto está relacionado com a filosofia budista que enfatiza que toda espécie de vida é sagrada. Em outras pala-vras, uma vez que algo deu sua vida para que você pudesse comer, seja planta ou animal, é uma grande vergonha e desrespeito desperdiçá-lo.
 (http://www.japaoemfoco.com/itadakimasu-e-gochisosama-deshita-2/)

Nenhum comentário:

Postar um comentário